terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cá andamos...

vestido à homenzinho!!
O tempo tem sido curto, pois há muuuito que fazer.
Estou a ajudar o D. com o lançamento do novo CD. Andamos na fase de escolher as fotos ou imagens, que o CD em si já está pronto (e nisso eu tb não podia ajudar, claro...)!Bem... ele não me deixa opinar muito, mas lá vou dando aquele jeitinho de mulher...
Por outro lado a minha mãe foi para a Índia (e muito bem!)e deixou-me com trabalho a dobrar. Em vez das minhas 4 aulinhas semanais tenho 8, mas tudo a correr bem.
O David está a crescer a olhos vistos. Sábado tentei o suplemento de soja outra vez. Ele fez uma careta quando sentiu o sabor que pensei que fosse cuspir, mas não, coitadinho, engoliu o que lhe caiu na língua, forçado por nós. Foi no máximo uns 2 ml e infelizmente 1 hora depois estava a vomitar. Por isso, adeus suplemento! Vou ver se consigo descansar mais e alimentar-me melhor a ver se não me falta o leite (que foi o que senti nesse dia).

Hoje dormiu das 22h às 5h, acordamos para mamar e depois comecei a ficar preocupada porque sua excelência minha mãe ainda não tinha dado notícias da chegada à Índia e como tinha de fazer um percurso de alguns Kms de autocarro, comecei a ficar preocupada. Lá liguei o computador, descobri o mail dela onde me dava o nome do hotel (telefone nicles) fiz um google ao hotel e liguei para lá. O senhor que me atendeu lá me disse que ela tinha feito o check-in, mas que não estava no quarto (lá são mais 5horas e meia). Por isso tudo bem! Dormi as 3 horas seguintes mais descansada, que às 9h o David estava outra vez a pedir maminha!
Agora sinceramente, isto não parece de adolescente, ir para a Índia e não avisar que chegou bem?? E eu é que sou a filha?? Deve ter muito que fazer...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

de volta ao trabalho...

Dia 1 de Setembro voltei ao trabalho. Exactamente 2 meses e 1 semana depois do David nascer. Se bem que tenho um trabalho abençoado, ainda assim não é fácil organizar as rotinas. As mamadas tem de ser coordenadas com as aulas. Tenho de dar de mamar mesmo antes da aula e vir para casa logo a seguir para dar de mamar outra vez. Claro que neste intervalo não comi nem bebi nada e por isso ainda tento entalar ali um lanche rápido para ver se o david tem leitinho que chegue. Ando a notar que ao fim da tarde não tenho tanto leite por isso hoje abasteci-me de chá de funcho, vitaminas e vou continuar a beber os litros de água que tenho bebido. Queria ver se evitava o suplemento, pelo menos até ele começar com os sólidos (depois já é leitinho normal, ou não??). Das 2 vezes que tentei dar ele vomitou, mas segundo o médico era uma virose... de qualquer maneira quero evitar!
O regresso ao trabalho fez-me muito bem. Comecei a praticar depois de 1 mês e meio e as pernas nem esticavam. Agora já esticam, mas sabe-me muito bem o esforço que tenho de fazer e a que já não estava habituada. Ontem comecei com as posturas invertidas e senti-me lindamente. Aliás acho que se não as tivesse feito hoje tinha estado insuportavel! Mas o que eu queria dizer é que voltar a dar aulas é uma maravilha. Fico com imensas saudades do David, claro, mas faz-me bem sair da rotina de fraldas e mamas e sou obrigada a raciocinar como gente grande outra vez!
(a foto fica um bocado 'creepy', não?)

Toma lá! (II)

A peste voltou a acordar de noite: às 2h e às 6h! Rais parta a sorte! Estava tão direitinho. Hoje vou atrasar o banho que estava a dar por volta das 21h para as 23h a ver... Estou como um zombie...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Toma lá!

Então só para chatear, o David resolveu acordar às 3 da manhã, logo depois de eu me gabar que ele dormia a noite toda. Acordou porque sujou a fralda e depois quis mamar e depois quis conversa... enfim, quase 1 hora para voltarmos todos a dormir.
A ver vamos esta noite. Já tá a dormir desde as 22h!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

3 meses!

Cá estamos! A mãe e o pai tinham este dia em vista desde que nasceste. Achávamos que os primeiros tempos não iam ser fáceis, mas tirando a falta de sono, tudo correu muito bem. Chegaste aos 3 meses a dormir a noite completa (já há 1 semana) - das 22h às 7-8h. Tirando 2 sessões de vómitos, nunca tiveste nada de estranho. Já não tens tantos soluços e arrotas muito bem (como um camionista, segundo a avó M.)... Sujas a fralda sozinho, sem ajuda e não tens cólicas! Continuas com as mãos fechadas, mas agora aprendeste a chuchar no dedo. Não queres chupeta e sempre que tento, mandas-me passear...
Quando estás acordado, ou estás a tentar acertar nos bonecos da espreguiçadeira, ou queres converseta. Preferes a conversa e respondes com milhares de sorrisos. Para te pôr a dormir é só embalar a espreguiçadeira 5 minutos e já está! Tentas falar e o que dizes melhor é "Aaaa Uuuu..." e "GRrrrrr" e gatinhar sempre que te ponho de barriga para baixo! Hoje acordaste com um bocadinho de tosse, mas estás todo contente! Espero que não seja nada!
Na nossa ginástica da manhã, mexemos todas as articulações e tentamos sentar - adoras! Ficas a olhar à volta como se nunca tivesses visto as coisas daquele ângulo!
Meu amor, obrigada pelos sorrisos e obrigada por seres um bebe tão BOM!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Batizado do David - 24 de Agosto

Portaste-te como um menino grande. Nós estavamos com receio que fosses chorar ou resmungar, mas não. Estiveste acordado e a sorrir para toda a gente!! Nem quando levaste com a água choraste! Foste mesmo um bravo...! A avó M. diz que durou tanto tempo que ficaste abençoado para o resto da vida - e tem razão, foram quase 2 horas!!

Meu amor, a mãe promete que foi a primeira, única e última vez que andaste de vestido comprido!! Foi só um bocadinho, que depois em casa mudaste para roupa mais confortável.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Iyengar yoga express





Entre uma fralda e outra, mais choro menos choro, lá me vou organizando para voltar à prática. Hoje consegui fazer esta série, express, mas que me soube pela vida:

Pranayama:
Savasana II - 5 min
Ujjayi na Inspiração - 5 min
Viloma na Inspiração - 5 min
Savasana I - 5 min

Asanas:
Supta Pavana Muktasana
Eka Pada Pavana Muktasana
Supta Pavana Muktasana
Urdhva Prasarita Padasana (90º)
Adho Mukha Vajrasana
(desbloquear claviculas - polegares cruzados + dedos cruzados)
Parvatasana em virasana
Gomukasana em virasana
Paschima Namaskar em virasana
Janu Sirsasana
Triang Mukaikapada Paschimottanasana
Paschimottanasana
Adho Mukha Virasana
Adho Mukha Svanasana
Uttanasana costas concavas

Não usei o timer...

Idealmente a pratica de asanas e pranayama é em separado, mas nos dias que correm, resolvi fazer tudo de uma só vez (não vá o David chamar por mim...), é que passa-me a oportunidade e acabo por não fazer uma delas!!
Esta noite o David voltou a dormir das 23h às 6h30 e por isso o dia foi todo mais organizado (dentro do caos normal que é esta casa). Consegui almoçar a horas decentes, uma refeição completa e sem interrupções. Como estava sozinha, diverti-me a tirar fotografias... Aqui fica a ementa:
- Salada de alface frisada roxa, verde e rucola - chama-se Ibérica e vem prontinha e lavada. Temperada com azeite, vinagre tinto e levedura de cerveja
- Macarrão com espinafres e sementes de sésamo(estalam-se os espinafres em azeite e alho, (junta-se um cadinho de àgua) e mistura-se com o macarrão, polvilha-se com o sésamo)
- Bolo de alfarroba - que consegui fazer ontem à tarde (fiz igual ao de chocolate mas com alfarroba em vez de chocolate) - nunca como sobremesa em casa, mas hoje...
- Chá de camomila

Desde o 6º mês de gravidez (se não me engano) que deixei o sal e ainda não voltei! É bom não?
Ok! - O David teve de mamar enquanto eu estava a preparar o almoço, por isso o macarrão coseu quase 30min. Não fica grande coisa - é muito melhor al dente!!

domingo, 14 de setembro de 2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Há uns anos (3), tive de fazer um trabalho sobre um livro da Geeta Iyengar que se chama "Yoga: A Gem For Women".

Neste últimos dias, há uma passagem que não me saí da cabeça, em que ela diz mais ou menos o seguinte:

'Nos nossos dias, o homem atingiu novos patamares. Há modos cada vez mais rápidos de viajar, continentes podem ser alcançados no espaço de poucas horas - o mundo 'encolheu'. O homem aterrou na lua e agora quer conquistar outros planetas. Experiências atrevidas como transplantes de coração foram feitas com sucesso e através dos bebes-proveta, o homem compete com o Criador.
Foi inventado todo o tipo de aparelho para reduzir o trabalho do homem ao mínimo, temos todo o tipo de desenvolvimento tecnológico na mão. No entanto, perdemos um dos nossos direitos que vem de nascença, o mais natural de todos - o sono! A insónia parece ser uma praga na nossa civilização. Existe um número infinito de comprimidos para dormir e tranquilizantes no mercado. O sono induzido por comprimidos não é um sono natural. O sono natural ocorre num corpo e mente tranquilos e deixa-nos prontos para enfrentarmos os problemas do dia-a-dia.
A importância do sono foi descrita por Vãgbhata, que diz o seguinte: Do sono depende a felicidade e a dor, a gordura e a magreza, a força e a fraqueza, potencia e impotência, o conhecimento e a ignorância, a vida e a morte.
Um sono bom e sem perturbações é um 'life-giver'. A mente consciente deixa de funcionar por algumas horas, recarregando energias para o dia seguinte. O sistema nervoso descansa e acordamos frescos na manhã seguinte. Pode a vida ser feliz e progredir se perdemos esta função natural - sono?'


Ora porque é que esta passagem não me sai da cabeça?? Alguém adivinha?

Primeiro porque estava habituada a dormir 9-10 horas por dia. Sono bom, às vezes muito leve, mas bom - e tudo o resto andava equilibrado. O David 'dá boas noites' como as mães costumam dizer, e normalmente acorda só uma vez, por volta das 4h30 da manhã. Demoramos (eu e ele, que o pai dorme ferrado) cerca de 1 hora a voltar a dormir. Não posso dizer que não me custe levantar e estar acordada enquanto ele mama, mas não é nada de mais. No entanto, só esta ligeira interrupção, provoca alterações radicais no meu feitio (mau, dizem alguns...):
- Paciência - pouca para os outros, toda para o meu piolho;
- Memória - nicles... zero virgula zero
- Sentido de humor - de cão, a não ser quando o David sorri
- Organização - pouca - a necessária para que não lhe falte nada de essencial (é difícil, sem memória...)
- Persistência - (entenda-se paciência para fazer coisas que não me apetecem) - menos do que o normal (o que é muito mau!!)

Depois porque vejo o sono do David e que bom que é! Quando ele dorme sossegado, tenho a certeza de que está bem de saúde, está feliz, gordo, forte, potente, esperto, enfim, muito vivo! Assim queria Vãgbhata...

PS1: Entenda-se que não sofro de insónias, nem nunca tomei nada para dormir ..
PS2: Será que alguma mãe volta a dormir descansada, mesmo quando eles dormem a noite toda?

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Quem foi o bébé que mamou às 22h e depois só às 7h30 do dia seguinte?? E quem foi a mãe que dormiu da meia-noite às 7h30?? hihi! Parece que estive uma semana num SPA!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

consulta 2 meses...

Apesar de estarmos quase a fazer 3 meses, fomos hoje à consulta dos 2. Tudo óptimo, nada a apontar. O peso e a altura continuam num percentil elevado - 75 a 90. Sua excelência está com 6540gr e 61cm, fruto da maminha da mãe! Depois do Algarve tivemos uma semana meio atribulada, porque o David apanhou um vírus que o fez vomitar e ter diarreia. Tivemos uma tarde em consulta num hospital privado e depois andou a semana toda meio avariado. Adiei a vacina que devia ter sido dada nessa semana e por isso só ontem é que foi fazer as dos 2 meses. Portou-se super bem e só chorou porque a burra da enfermeira lhe apertou imenso a perna, mas calou-se logo que ela soltou. Só que a burra era mesmo burra e não sei como fez, que ele está com 2 hematomas no sitio onde ela só picou uma vez... Não fez febre e hoje o pediatra achou-o muito bem. Não volta a ser a burra a vaciná-lo! Isto das vacinas deixa-me um bocado preocupada. Vou comparar com as que são dadas em Inglaterra e se houver alguma que eles não usem, vou repensar o caso. O pediatra (já não lhe chamo veterinário, vá lá...!) já me falou de uma que não está no plano nacional de vacinação, Prevanar, que ele dá aos 3 meses, mas não sei se quero... Antes disso ainda vou com o David à homeopata ouvir a opinião dela!
Ele tem estado meio chatinho, mas também com tanta coisa seguida, merece uns mimos a mais! A ver se lá para o fim da semana já entramos no ritmo outra vez. Ontem fizemos 21h - 04h - 09h, já não é mau...!!

(já viram o sorriso na foto??! Afinal não é nada trombudo, é um simpático!!)

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

apre...

Um bebé declarado morto uma hora depois do seu nascimento chorou dentro do caixão, no Rio Grande do Sul, Brasil. A família exige explicações e acusa o hospital de erro médico.

O pai do bebé, Jonas Padilha, afirmou que o filho começou a chorar, mexendo a perna e o braço. A dona da funerária, Giovana Bohrer, também afirma ter ouvido o bebé soltar gemidos.

O bebé regressou ao hospital depois do velório, mas a pediatra afirmou que o recém-nascido não apresentava sinais de vida e que os sons emitidos foram provocados pela medicação e pelas massagens cardíacas durante tentativa de reanimação.

Segundo o hospital municipal de Canela, na Serra Gaúcha, o menino Brian morreu de parada cardiorrespiratória, tendo sido reanimado pela equipa médica durante uma hora e meia.

A polícia civil decidiu exumar o corpo para verificar as circunstâncias da morte.

sábado, 6 de setembro de 2008

Hoje fui levar o meu mais que tudo ao aeroporto. A minha meia laranja vai começar a formação de professores em Inglaterra. A aventura que eu terminei no ano passado está ele agora a começar. A única coisa que me anima é que depois vamos poder trabalhar juntos, porque o processo até lá vai implicar muitas viagens e nem sempre nós podemos ir com ele. Foi a primeira ida do nosso reizinho ao aeroporto e portou-se muito bem. Acordou quando o pai lhe pegou ao colo e o apertou e encheu de beijos e depois nem 'chiou' para voltar para o ovo. Eu não sou nada dramática e aquando da minha formação também me fartei de ir para Paris sozinha, mas desta vez, quando ele virou costas parecia que me levava metade do coração. A outra metade está aqui e mais cheia que antes, mas é só metade...
O meu copo vai estar meio vazio por uns dias!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

spoon e steak em plena actividade yoguica...

Vocês desculpem lá, mas já viram mais coordenação do que isto? E juro que não foi combinado! It was mean't to be! É que encaixamos mesmo bem e o David é prova disso!
Não, yoga não se pratica ao ar livre - isto foi só o final de um curso, em jeito de celebração e durou 5 minutos. A prática de Iyengar Yoga é introspectiva e individual e não fazemos aulas no parque da cidade nem no oceanário... (Se a mente já quer andar 'à solta' numa sala fechada, imaginem o que acontece ao praticarmos num jardim, cheio de gente a passar, sol, moscas, enfim...)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

férias?! que férias??

Já chegamos de uns dias no Algarve. Quando decidimos ir, o que mais pesou foi a falta que sentimos da praia, do calor e de uns mergulhos no mar. Foi isso que nos levou lá... Pois bem... Calor houve de sobra, tanto que quando ficou mais fresco (quinta-feira) eu só dava graças a Deus. Dar de mamar com aquele calor é um pesadelo autêntico. O David, só de body e fralda ficava todo transpirado. Eu pingava por todos os poros. Dar de mamar fora de casa voltou a ser impossivel (tentei 1 vez...) por isso os passeios que demos nunca foram de mais de 1,5h.
Balanço:
David - detestou mudar de rotina e a adaptação ao calor foi dificil - quando se habituou, era hora de voltar...
Eu - pinguei por todos os poros cada vez que tinha de dar de mamar, dei 1 mergulho de 2 minutos na praia da Manta Rota, sozinha, enquanto eles esperavam por mim na esplanada
Pai - Deu 1 mergulho (em dia diferente do meu) em Pedras del Rei, também de 2 minutos e sozinho... Das 11h às 17h detestava o Algarve, nas restantes horas queria-se mudar para lá...

De positivo ficou a visita à família, que nos recebeu lindamente e mimou o David até mais não. Os 4 minutos de praia, 2 mergulhos na piscina, pequenos almoços e jantares dignos de reis (em que eu não fiz nenhum... hehe!)!

Não me parece que o próximo vá de férias antes dos 3 meses. Por mais que os pais arranjem desculpas de que ir ao Algarve é de extrema necessidade para a nossa saúde fisica, a prioridade são os pequeninos, e aqui os pais não se tinham apercebido de que eles podiam sentir tanto as mudanças.
Vivendo e aprendendo...!