quinta-feira, 11 de agosto de 2011

tanta coisa...

... tanta coisa para contar e tao pouco tempo.
O final do ano (que para mim conta mais o lectivo que o outro) foi uma correria sem tempo nenhum para vir contar as novidades/habilidades do Reizinho.
Estamo em Inglaterra, a passar 2 semanas de ferias (...bem...meias ferias porque uma das semanas estivemos a fazer uma formacao de yoga).

Desde o ultimo update sem duvida que o ponto mais importante foi a festa dos 3 anos, com 10 amiguinhos da escola e alguns filhos de amigos nossos. Correu muito bem, o D. percebeu perfeitamente o que se passava e foi a primeira festa a que os amiguinhos da escola foram. Para meu espanto, os pais nao tiveram problema nenhum em deixa-los em nossa casa, acho que e' porque a maioria tem irmaos mais velhos e esse e' o ritual. A festa durou das 16h as 18h30 e sobrou muita comida porque os meninos estiveram a brincar e a dancar (musicas do Comboio dos Dinossauros) e so comeram pipocas e bolo. (nota para a mae: festas de 3 anos nao precisam tanta comida)

3 semanas depois foi a segunda festa dos amigos da escola (a primeira a que o david foi como convidado). A festa foi em casa da educadora, que tem um bom jardim, e os pais encorajados a irem tomar um cafe. Eu deixei-o ficar sozinho, mas so porque estava a educadora e as filhas que ja conhecem o grupo de gingeira, e como chegou mais tarde acabou por ficar so 1 hora. Adorou!

As 2 ultimas semanas de aulas no colegio foram muito confusas, porque a sala dele ja estava a  ser desmontada e a sala nova ainda nao estava pronta. A educadora andava entra e sai com reunioes e a aproveitar para fazer a decoracao da sala nova. Como achei aquilo muito confuso na ultima semana de aulas ja nao foi. Tentamos uns dias de praia, mas o vento estava insuportavel.

Na marca dos 3 anos, noto um desenvolvimento extraordinario na linguagem. Agora, de ferias em Inglaterra, ja fala muito mais em ingles, sem vergonha, as vezes ate sem se aperceber.
Agora sim, comeca a ser giro leva-lo a passear a sitios diferentes, fica tudo muito mais facil assim que deixam as fraldas e se fazem entender. Adoro puder sair de casa sem ter que organizar fraldas, dodots, leites, comidas, etc...

Adoro ver como aprende as coisas. E como e' importante a primeira resposta que lhe e' dada. Aquilo que lhe dizemos e' aquilo que memoriza e depois ja nao ha volta atras. Tem uma memoria extraordinaria. Conhece estradas (sabe perfeitamente o caminho para o IKEA... shame on me), quem vive aqui quem vive ali, quem lhe deu isto e aquilo, conhece TODOS os dinossauros e sabe o que comem, diz se sao carnivoros ou herbivoros.

No outro dia no carro dizia : "ucao, ucao", eu e o pai sem percebermos, "viste mae, ucao?".
Perguntei-lhe se era "um cao" - nao, "portao" - nao "porcao" - nao.
Ja estava eu a ficar irritada por nao perceber, ele frustrado porque queria que nos vissemos, que fomos ver o que era, porque ele apontava para o "ucao". Para onde ele apontava so viamos uma grade, relva, arvores... e ao fundo uma chamine gigante a fumegar. Ora ai esta: para um miudo de 3 anos aquilo e' um... um vulcao!













Sem comentários: