sexta-feira, 10 de outubro de 2008

consulta 3 meses e meio

Ontem lá fomos à consulta. Pela primeira vez o médico estava atrasado e em vez de entrarmos às 17h, entramos às 18h. Eu já estava ver a minha vida complicada, porque ele tinha mamado às 14h30, o que quer dizer que lá pelas 17h estaria de goela aberta... mas não, adormeceu no caminho para a clínica e dormiu até entrarmos na consulta. Saiu de lá todo contente e veio acordado até a casa a ver as árvores e tudo o que estava à volta. Fiquei espantada...

Bem, da consulta:
Peso: 7340gr
Comprimento: 64,8cm
PC: 42,2cm

Boas novas, que podem levantar a polémica, mas que mesmo assim, deixo aqui registo:

- Papas a partir dos 4 meses, uma vez por dia.
Milupa, nutribem, ou qualquer coisa desse género que se mistura com agua. Pode ser que das primeiras vezes cuspa tudo, ele diz que o truque é dar uma colher pequenina e tapar com a chupeta até ele engolir - vai ser giro vai... ir dando nem que sejam 2-3 colheres por dia até ele se habituar. Dar à hora do lanche, já que ele dorme bem e depois as sopas vão entrar ao almoço...
Diz que sim senhor, todos os livros recomendam começar sólidos só aos 6 meses, mas que pela experiência dele (22 anos), os bebes que só começam com essa idade tem muita mais dificuldade em aceitar as papas ou sopas, porque já estão muito habituados ao leite. Se começarem aos 4-5 meses, já estão (fisiologicamente) prontos para tal e aceitam com mais facilidade (vamos ver...)

- Vacinas: este tema mais polémico, eu sei:-( Não disse nada, nem me manifestei contra. Ele explicou-me o que era a Prevenar, diz que erradamente tem sido chamada de vacina contra a meningite, mas que na realidade é contra alguns vírus que provocam mais pneumonias do que meningites (pneumococcos, se não me engano...) Ele concorda com a justificação do governo de que a vacina não protegeria os casos graves de meningite que tem acontecido no país. Disse também que há mães que gostam de fazer todas as vacinas possíveis, e nesse caso ele passa a receita, outras que não (onde eu me incluo) e concluiu que já não a recomenda como antes fazia.
Ora eu fiz todas as do PNV. Não vou fazer a rotavirus porque ele não vai para infantários, e também não vou fazer esta...
Ah! Disse-me ele também que a prevenar pode ser dada numa só dose aos 18 meses, em vez das não-sei-quantas doses até lá.
Das vacinas fiquei toda contente, porque ele me explicou em mais detalhe do que aquele que eu sou capaz de reproduzir aqui, e senti-me perfeitamente segura de optar por não dar a vacina.
Das papas vou cruzar a informação com a consulta da homeopata dia 20 e depois vejo...

Vim literalmente a correr embora, porque tinha de dar uma aula às 19h (e os alunos começam a chegar às 18h30)... Valeu-me o meu husband lindo, que abriu as portas e eu ainda dei de mamar antes de começar...

2 comentários:

missHoneyWhite disse...

Aceitas um conselho de mãe-de-três? Não comeces pelas papas... Os meus filhos também introduziram sólidos aos 4 meses e eu recomendo-te que comeces pela SOPA (depois se quiseres saber como se faz a primeira sopinha, apita). Passo a explicar (como me explicou a mim a pediatra): as papas engordam BUé, são mesmo para a engorda, e se os putos crescem bem convém começar pela sopinha e fruta. Depois aqui discordamos: ela diz para começar com a fruta (assim fiz com o Henrique, porque do Tiago estava em Coimbra e a médica era outra) e eu arrependi-me amargamente.... e porquê? Porque eles habituam-se ao docinho da fruta e quando lhes apresentas a sopa mandam-ta comer a ti... O Tiago foi o 1º mas foi com quem a coisa correu melhor: começou pela sopita e ainda hoje come sopa como gente grande, sem dramas, sem nada. O Henrique hoje em dia também come bem, mas para começar a comer a sopa (que só foi introduzida depois da fruta) foi uma tragédia em 3 actos... really.
Pensa nisso... deixa as papas para os 6 meses e introduz-lhe antes a sopa. Se ele fosse pequenito... mas não, é um rapagão! É o meu conselho. Gratuito! :D E desculpa lá o tamanhão do comentário... acho que amanhã te mando antes um mail... Beijoca.

María disse...

Está tão bem o teu menino :) Grande, grande!!

Eu vou fazer todos os possíveis para amamentar em exclusivo até aos 6 meses. É o que é mais saudável para eles. Se bem que o David iniciou as sopas aos 4 meses e é muito, muito saudável.
Mas quero a experiência de amamentar o mais tempo possível.
Mas não concordo com a opinião do pediatra, conheço muitos bébés amamentados em exclusivo até aos 6 meses e não tiveram dificuldades nenhumas na adaptação, pior é a adaptação ao biberão.
Tal como conheço muitos bébés de 4 meses que foram terríveis para iniciar os sólidos.
Acho que tem a ver com o bébé em si e com a tranquilidade ou não da Mãe. Acho que nada tem a ver com 4 ou 6 meses, mas é só a minha opinião.

Quanto às vacinas, eu dei a Prevenar, embora depois tenha lido sobre essa dose única aos 18 meses, mas enfim, já dei está dado.
A rotavírus não dei, ele só vai com 1 ano para a creche onde o David anda e o David nunca apanhou nenhuma gastro, era preciso azar para que o Tomás apanhasse uma e logo daquela estirpe!

Bjnho sgrandes