quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Há umas semanas, e com algum horror, devo confessar, descobri que a minha barriga ainda tem uma fenda, um gap, no músculo, logo acima do umbigo, como se fosse um corte vertical - como se fosse não, é mesmo! - um corte vertical no músculo abdominal. Lembro-me agora que o GO andou aqui a apalpar a ver se já tinha fechado, mas eu nem sequer pensei mais nisso. Conclusão: não, ainda está aberto e vai demorar algum tempo.
Em França faz-se muito uma coisa chamada a 'reabilitação do períneo', depois do parto e eu ainda não sei se vou precisar ou não. Pelo que percebi não faz diferença se foi parto normal ou cesariana. Algumas mulheres precisam fazer, outras não. Na próxima consulta já pergunto. Não faço ideia como é feita essa reabilitação... (deve incluir os Kegel, mas não só...)
Quanto aos kilos a mais, ainda cá andam, só 3, mas já deixei de me preocupar. Não convém perder o peso muito depressa, e preciso de energia para dar de mamar.
Apesar de ter recomeçado a prática de yoga 1 mês depois do parto, ainda é uma prática condicionada. Nesta altura, encadeamento de posturas como a saudação ao sol (Surya Namaskar) não são recomendadas, pois secam os líquidos do corpo, e posso perder o leite...

Ainda não comecei os sólidos e com jeitinho só lá para os 5 meses. Vamos ver se consigo (se tenho leite e pachorra...)!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

homeopatia

Na semana passada fomos à homeopata. O David veio de lá com alguns conselhos, que tenho seguido. Adiamos a introdução dos sólidos para 4 meses e 2 semanas. Está a tomar um antivirico 1 vez por semana para não chegar a ficar constipado no Inverno. Toma outra coisa a seguir às vacinas para que estas não façam tão mal (não é pelos efeitos secundários, como as febres, é mesmo pelas coisinhas más que vão com a doença lá para dentro...). Se os dentes começarem a chatear, toma uns granulos para aliviar e se for mesmo mau, outros para o acalmar.
A mãe veio com uns granulos para a pele, que deixou de estar maravilhosa como esteve na gravidez, e algumas indicações sobra a alimentação. A mais dificil de seguir é o peixinho, que ela insiste que é muito importante para o baby. Diz que se não comer peixe tenho de comer algas - não gosto nada. Eu toda orgulhosa disse que não estava a usar sal em nada desde o 6º mês de gravidez e ela mandou-me pôr, pelo menos na sopa, que tenho de comer 2 vezes por dia. Enfim, tenho a sensação que estou a comer muito mais que antes e estou a emagrecer - já lá vai 1 kilinho...

Já sinto que o david tem 2 tacholinhas na gengiva de cima, mas só as sinto pela frente, não sinto nada por baixo... está cada vez mais bonito!

Se quiserem saber o que a médica me receitou, mandem-me mensagem, que poupam 70 euros... Não é muito ético, mas tambem levou-me 2 consultas, nada baratas, uma delas como primeira vez...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

4 meses de reizinho!

(slides removidos)

Ainda venho a tempo...
Chegamos aos 4 meses! Noites de sono completas, como um homenzinho grande. Adormeces por volta das 22h e acordas já depois das 9h, o que é muito bom para a mãe que consegue fazer um yoguinha antes de tu acordares...
Durante a manhã dormes um soninho de 1h, e depois do almoço outra sesta que pode ir até 2 horas. No resto do tempo estás acordado e queres conversa, passeio, ou só olhar à volta. Nos últimos dias aprendeste a entrelaçar os dedos e tem sido a tua brincadeira preferida. Detestas estar de barriga para baixo e quando te pomos fazes um esforço enorme e lá consegues dar a volta. Ainda não tens a técnica perfeita, mas estamos a trabalhar nisso!
Deste a tua primeira gargalhada à 2 dias, para o pai (Grrrr...). De manhã, quando nos vês à volta da tua cama, ficas feliz da vida.
Continuas a chuchar no dedo, e às vezes consigo te enganar e lá vai de chupeta. O pai está cada vez mais in love e não pára de dizer como és o mais bonito e o mais perfeitinho, e que sorte nós tivemos. E tivemos mesmo... muita sorte! Prometo-te que vais crescer rodeado de pessoas que te amam e para quem és a coisa mais importante do mundo! We love you baby!!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Já à uns tempos que andava intrigada com uma coisa chamada GTD. Um dos blogs de uma amiga farta-se de falar nisso, e porque a conheço, primeiro achei que era um código LINUX qualquer (... eu nem sei o que é o Linux, tenho uma ideia, mas nem quero aprofundar...), depois achei que eram as iniciais de uma cena estatística qualquer relacionada com o nível do Mar da Noruega, ou parecido com isso. Até que chegou o dia em que lá resolvi aprofundar e cuscar o que é o GTD. Encontrei muita informação no blog dela, e também muita coisa neste site. Tentei comprar o livro, mas o meu visa não funciona na Amazon, e por isso ainda não o tenho. Para minha surpresa, parecia que me liam o pensamento. Desde que engravidei, e até hoje, passo os dias a tentar encontrar uma forma eficaz de:
- não me esquecer do que tenho para fazer
- realmente fazer aquilo que está em stand-by
- arquivar papéis e mais papéis (facturas, cartas, e-mails, artigos interessantes...)
- etc...

O GTD quer dizer 'Getting Things Done' e é um método criado por David Allen (gosto do nome..!!) de organização da nossa vida e do nosso trabalho. Quando bem utilizado, promete que não nos esquecemos das coisas e que realmente as executamos. Gastamos menos memória porque tudo o que tem de ser feito está gravado nalgum sítio e tudo o que queremos guardar (porque um dia podemos precisar) está também gravado, mas noutro sitio....
O método faz-me lembrar a filosofia do Dalai Lama: 'Se um problema tem solução - aplica-a, se não tem, aceita que não tem e não te preocupes mais', o que me faz lembrar o nosso portuguesinho: "o que não te remédio, remediado está', mas não é bem igual. O GTD divide as coisas em:
- coisas que precisam de uma acção (...uiii que isto depois é muito mais complicado)
- coisas que não precisam de uma acção (e depois vão para: lixo, incubar para agir mais tarde ou referencia)

Bem, explicações muito melhores e mais profundas encontram pela net...

Como ainda não consegui o livro, inscrevi-me no site e recebi uns textos para ir estudando. Comecei por um que vinha mesmo a calhar: 'Getting e-mail under control' e tenho andado a aplicá-lo. O meu Outlook começa a aproximar-se de qualquer coisa a que se possa chamar limpinho... A pasta 'a receber' está de facto vazia, e fica vazia logo depois de eu clicar no enviar/receber, porque encaminho logo os e-mails para as pastas correspondentes: Action, Waiting For, For Reference (esta última tem 2 subpastas : To Print e For Review), que ainda não tenho a certeza se estão no sitio certo.

Susana, sei que estás na Índia, mas obrigada pelas dicas... o teu blog é uma inspiração!

Conclusão, ando a arrumar a casa, e a vida, a começar pelo portátil.

Para o resto da casa, tive de trocar de empregada e sinto-me mesmo mal por isso... A que cá estava, à experiência, não tem dado conta do recado, e apesar de a casa estar limpa, continua desarrumada... Por isso metemos outra, que tem óptimas referências, vamos ver... O pior de tudo, é que lhe liguei 3 vezes para a despedir (Urggg, que horror) e ela não atendeu, por isso, para a avisar o mais rapidamente possível (ela devia vir esta quinta-feira), mandei-lhe mensagem escrita... E agora estou aqui num impasse sem saber se ela leu ou não... Acho que lhe vou ligar outra vez... É que fico mesmo aflita quando tenho de fazer alguma coisa do género, fico cheia de pena dela...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

pensamento do dia, no dia em que o David nasceu - 23 Junho

"There will have to be rigid and iron discipline before we achieve great and enduring, and that discipline will not come by mere academic argument and appeal to reason and logic. Discipline is learnt in the school of adversity".

Já não me lembro de quem é, mas depois registo aqui...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A escorrer baba...

...a mãe!! O meu piolhito está a ficar bom nisto de coordenar as mãos!! Puxa os animais e depois tenta morder-lhes... hehe! Hoje tem uma t-shirt vestida que diz: "it aint easy being this cute" - coisa fôfa da mãe!
Há uns dias que temos as horas das mamadas sempre iguais: 9h - 12h - 15h - 18h - 21h - em números redondos, claro. Tem dormido 10 horas certinhas (das 22h às 8h). De dia precisa de ajuda para adormecer, mas à noite adormece sozinho, a esfregar a fralda nos olhos e a ver os bonecos do mobile...
Às meninas que comentaram a consulta, obrigada!! É sempre bom saber como foram as vossas experiências e podem ter a certeza que eu as tenho em conta nas minhas decisões. Acho que vamos começar os sólidos durante os 4 meses, também porque eu continuo a não gostar de dar de mamar (embora já esteja a ficar boa nisto). Não me está a apetecer nada dar as papas, por isso acho que vai mesmo de sopa - a homeopata de certeza que vai concordar e dar-me receitas, mas aceitam-se dicas!!

sábado, 11 de outubro de 2008

estava a fazer limpeza às minhas imagens e encontrei estas 2 pérolas, que não posso deixar de partilhar. descubram lá as diferenças... (claro que estas fotos são de 'before David'...)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

consulta 3 meses e meio

Ontem lá fomos à consulta. Pela primeira vez o médico estava atrasado e em vez de entrarmos às 17h, entramos às 18h. Eu já estava ver a minha vida complicada, porque ele tinha mamado às 14h30, o que quer dizer que lá pelas 17h estaria de goela aberta... mas não, adormeceu no caminho para a clínica e dormiu até entrarmos na consulta. Saiu de lá todo contente e veio acordado até a casa a ver as árvores e tudo o que estava à volta. Fiquei espantada...

Bem, da consulta:
Peso: 7340gr
Comprimento: 64,8cm
PC: 42,2cm

Boas novas, que podem levantar a polémica, mas que mesmo assim, deixo aqui registo:

- Papas a partir dos 4 meses, uma vez por dia.
Milupa, nutribem, ou qualquer coisa desse género que se mistura com agua. Pode ser que das primeiras vezes cuspa tudo, ele diz que o truque é dar uma colher pequenina e tapar com a chupeta até ele engolir - vai ser giro vai... ir dando nem que sejam 2-3 colheres por dia até ele se habituar. Dar à hora do lanche, já que ele dorme bem e depois as sopas vão entrar ao almoço...
Diz que sim senhor, todos os livros recomendam começar sólidos só aos 6 meses, mas que pela experiência dele (22 anos), os bebes que só começam com essa idade tem muita mais dificuldade em aceitar as papas ou sopas, porque já estão muito habituados ao leite. Se começarem aos 4-5 meses, já estão (fisiologicamente) prontos para tal e aceitam com mais facilidade (vamos ver...)

- Vacinas: este tema mais polémico, eu sei:-( Não disse nada, nem me manifestei contra. Ele explicou-me o que era a Prevenar, diz que erradamente tem sido chamada de vacina contra a meningite, mas que na realidade é contra alguns vírus que provocam mais pneumonias do que meningites (pneumococcos, se não me engano...) Ele concorda com a justificação do governo de que a vacina não protegeria os casos graves de meningite que tem acontecido no país. Disse também que há mães que gostam de fazer todas as vacinas possíveis, e nesse caso ele passa a receita, outras que não (onde eu me incluo) e concluiu que já não a recomenda como antes fazia.
Ora eu fiz todas as do PNV. Não vou fazer a rotavirus porque ele não vai para infantários, e também não vou fazer esta...
Ah! Disse-me ele também que a prevenar pode ser dada numa só dose aos 18 meses, em vez das não-sei-quantas doses até lá.
Das vacinas fiquei toda contente, porque ele me explicou em mais detalhe do que aquele que eu sou capaz de reproduzir aqui, e senti-me perfeitamente segura de optar por não dar a vacina.
Das papas vou cruzar a informação com a consulta da homeopata dia 20 e depois vejo...

Vim literalmente a correr embora, porque tinha de dar uma aula às 19h (e os alunos começam a chegar às 18h30)... Valeu-me o meu husband lindo, que abriu as portas e eu ainda dei de mamar antes de começar...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

hihi! Apanhei-te!!
O David não pega na chupeta nem por nada, mas o polegar é muito saboroso... vamos andar aqui numa luta. Lembro-me que o meu irmão até andava com o dedo achatado, tinha praí uns 3 anos...
Hoje fomos às vacinas dos 3 meses (continuamos atrasados uns 15 dias). Portou-se lindamente e só chorou durante a picada, depois calou-se logo.
Amanhã vamos ao pediatra e já vou saber se começamos com os solidos, ou se é para continuar só assim. Eu nem sei o que prefiro... dar de mamar é para mim um sacrificio, que faço com todo o gosto porque sei que é o melhor para ele, mas para mim continua a ser um sacrificio... Agora a introdução das sopas ou papas também não deve ser fácil, por isso nem sei. Ele está a fazer intervalos mais pequenos - 2 horas que eu arrasto até 2,5 ou 3, mas nunca mais do que isso (tirando a noite claro, que dorme seguido das 22h às 7h). No centro de saude pesei-o com roupa e estava com 7650gr. Quer dizer que já dobrou o peso com que nasceu! Amanhã já peso direitinho a ver...
De resto, cá andamos, com muitas aulas, pouco tempo para tratar de mim, uma empregada nova para não dar em louca, um gato que levou uma dentada na cauda, uma montanha de recibos para arquivar, peso igual, um marido a reclamar mais atenção...
hihi...não morro de tédio!

domingo, 5 de outubro de 2008