terça-feira, 21 de outubro de 2008

Já à uns tempos que andava intrigada com uma coisa chamada GTD. Um dos blogs de uma amiga farta-se de falar nisso, e porque a conheço, primeiro achei que era um código LINUX qualquer (... eu nem sei o que é o Linux, tenho uma ideia, mas nem quero aprofundar...), depois achei que eram as iniciais de uma cena estatística qualquer relacionada com o nível do Mar da Noruega, ou parecido com isso. Até que chegou o dia em que lá resolvi aprofundar e cuscar o que é o GTD. Encontrei muita informação no blog dela, e também muita coisa neste site. Tentei comprar o livro, mas o meu visa não funciona na Amazon, e por isso ainda não o tenho. Para minha surpresa, parecia que me liam o pensamento. Desde que engravidei, e até hoje, passo os dias a tentar encontrar uma forma eficaz de:
- não me esquecer do que tenho para fazer
- realmente fazer aquilo que está em stand-by
- arquivar papéis e mais papéis (facturas, cartas, e-mails, artigos interessantes...)
- etc...

O GTD quer dizer 'Getting Things Done' e é um método criado por David Allen (gosto do nome..!!) de organização da nossa vida e do nosso trabalho. Quando bem utilizado, promete que não nos esquecemos das coisas e que realmente as executamos. Gastamos menos memória porque tudo o que tem de ser feito está gravado nalgum sítio e tudo o que queremos guardar (porque um dia podemos precisar) está também gravado, mas noutro sitio....
O método faz-me lembrar a filosofia do Dalai Lama: 'Se um problema tem solução - aplica-a, se não tem, aceita que não tem e não te preocupes mais', o que me faz lembrar o nosso portuguesinho: "o que não te remédio, remediado está', mas não é bem igual. O GTD divide as coisas em:
- coisas que precisam de uma acção (...uiii que isto depois é muito mais complicado)
- coisas que não precisam de uma acção (e depois vão para: lixo, incubar para agir mais tarde ou referencia)

Bem, explicações muito melhores e mais profundas encontram pela net...

Como ainda não consegui o livro, inscrevi-me no site e recebi uns textos para ir estudando. Comecei por um que vinha mesmo a calhar: 'Getting e-mail under control' e tenho andado a aplicá-lo. O meu Outlook começa a aproximar-se de qualquer coisa a que se possa chamar limpinho... A pasta 'a receber' está de facto vazia, e fica vazia logo depois de eu clicar no enviar/receber, porque encaminho logo os e-mails para as pastas correspondentes: Action, Waiting For, For Reference (esta última tem 2 subpastas : To Print e For Review), que ainda não tenho a certeza se estão no sitio certo.

Susana, sei que estás na Índia, mas obrigada pelas dicas... o teu blog é uma inspiração!

Conclusão, ando a arrumar a casa, e a vida, a começar pelo portátil.

Para o resto da casa, tive de trocar de empregada e sinto-me mesmo mal por isso... A que cá estava, à experiência, não tem dado conta do recado, e apesar de a casa estar limpa, continua desarrumada... Por isso metemos outra, que tem óptimas referências, vamos ver... O pior de tudo, é que lhe liguei 3 vezes para a despedir (Urggg, que horror) e ela não atendeu, por isso, para a avisar o mais rapidamente possível (ela devia vir esta quinta-feira), mandei-lhe mensagem escrita... E agora estou aqui num impasse sem saber se ela leu ou não... Acho que lhe vou ligar outra vez... É que fico mesmo aflita quando tenho de fazer alguma coisa do género, fico cheia de pena dela...

Sem comentários: